Há uma certa confusão quanto ao uso do termo PRODUTOR. Há diversas atividades na área de produção, e no dia-a-dia chamamos tudo apenas de produtor quando na realidade há várias vertentes: Produtor Musical, Produtor Executivo, Produtor Fonográfico, Produtor de Eventos, Produtor Cultural, Produtor de Abacaxi e por aí vai...•O QUE É O PRODUTOR MUSICAL?Para facilitar o entendimento, fazendo então um paralelo com uma peça teatral, o PRODUTOR MUSICAL é como se fosse o diretor do espetáculo. É fácil visualizar o que faz um diretor de teatro?Na música, é o PRODUTOR MUSICAL - nos moldes do diretor da peça teatral - que direciona o andar dos trabalhos no estúdio. Ele quem cuida do processo que precisa captar a essência e os conceitos do trabalho da banda, cuida para que cada músico faça a sua parte da melhor maneira possível, diz se o take está bom ou não, opina em timbres, etc.
• PRODUTOR DE EVENTOS É a “criatura” que está promovendo eventos e mesmo que esses eventos sejam de música ele não é PRODUTOR MUSICAL, certo?
• PRODUTOR EXECUTIVO Que executa! Então, é a pessoa que “bota a mão na massa”, resolvendo ou equacionando as problemáticas ou necessidades para que o evento ou projeto aconteça, show, filme, peça de teatro, etc.
• PRODUTOR FONOGRÁFICOÉ a pessoa ou empresa responsável pelos trâmites que leva um CD até o mercado, seja por um selo ou uma gravadora.O que rola hoje em dia é que as pessoas que chamamos de o "produtor da banda", embora sejam chamado apenas "produtores", muitos trabalham com suas respectivas bandas também como produção executiva e produção de eventos.